Savina Petrilli nasceu na cidade de Siena – Itália, no dia 29 de agosto de 1851, no seio de uma família que seria o seu primeiro campo de atuação missionária. Em seu coração, desde criança, desabrochou um grande amor por Jesus e, aos 12 anos, recebeu- o pela primeira vez, na Hóstia Consagrada. Com essa idade, já se revelava uma adolescente amadurecida, com grande força de vontade e coragem de correr riscos por amor a Cristo.
Sua grande capacidade de amar tem origem na infância, na relação afetuosa e serena com seus pais, Celso Petrilli e Matilde Veturini, como também, na intimidade com Jesus. Savina costumava ficar, durante horas, na belíssima Catedral de Sena, rezando diante do Santíssimo Sacramento.
Frequentou a escola e o Catecismo na Igreja de São Jerônimo, com as Irmãs de São Vicente de Paula. Aos 13 anos de idade, deixou a escola para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos. Mas, mantinha-se orante e com grande veneração pela Virgem Imaculada, o que a levou a fazer parte da Pia União das Filhas de Maria. Sempre vivaz e dinâmica, ensinava catecismo e, também, reunia- se em sua casa, na Via Diacceto, com um grupo de amigas. Com esse grupo, costumava rezar, trabalhar e sonhar.
E, assim, em 1873, ela e mais três companheiras deram início à Família Religiosa, que foi chamada de Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
No dia 7 de setembro de 1874, dia da vigília da festa da Natividade de Maria Santíssima, a comunidade nascente transferiu-se para a nova sede, na via Baroncelli, sem levar nada consigo, mas com o coração cheio de esperança. Sena torna-se, então, o berço da nova Congregação.
E, com firmeza e serenidade, Savina respondia ao seu chamado. Sentia-se profundamente amada por Jesus e, por isso, acolhia como seu, o sonho de anunciar o Reino de Deus em todo o mundo. Com o mesmo ardor de Catarina de Sena, decidiu dedicar-se, especialmente, aos pobres para ajudá-los, amando-os sem medida e sem recompensa.
Essa história é possível de ser escrita, porque em suas páginas a Providência vai ao encontro de Savina, através de alguns personagens eminentes, como o Cardeal Ricci Paracciani, o Marquês Bichi Ruspoli e a Nobre Senhora Anna Saracini. Essas pessoas foram, para Savina, o coração e as mãos de Deus. E como sua vida era uma vida de entrega, ela era baseada no lema: “Tudo é pouco por Jesus”.
O amor por Jesus a conduziu rumo a horizontes sem limites, como um dom que se renova no dia-a-dia, em profundidade e beleza.
Aos 72 anos, Madre Savina voltou à casa do Pai, oferecendo-se serenamente a Jesus, sacerdote e vítima, no altar da dor, deixando-nos um exemplo luminoso de mulher sábia, contemplativa-operante, um estilo de vida simples, vivida à luz da fé e da obediência.
No dia 24 de abril de 1988, em Roma, João Paulo II proclamou Bem-Aventurada a nossa Fundadora Savina Petrilli.
EDUCACIONAL
Colégio Sagrado Coração de Jesus (PI)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Colégio Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
REDE SAVINIANA
Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social
SOCIAL
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família – PABF
SCFV Raio de Luz
Site Powered by Masavio
© 2023 Todos os Direitos Reservados ao CNSG / Rede Saviniana