Histórico

 A história do Colégio Nossa Senhora das Graças faz parte da história da cidade de Parnaíba, ao tempo que a cidade, também, faz parte da história do colégio. Isto porque os dois acolheram-se.

 

1907

No início do século XX, o cenário brasileiro enfrentava algumas questões políticas ligadas à saúde e ao trabalho. Nesse contexto de mudanças, chegam ao Brasil, quatro irmãs italianas, enviadas em missão. Com o intuito de fundar um educandário e implantar a filosofia educativa de Savina Petrilli, as irmãs Annunziata Petri, Maria Giovine, Giuseppina Taccine e Maria Guzarri deram início, na cidade de Parnaíba-Pi, ao sonho de Savina de anunciar o reino de Deus em todo o mundo. 

As Irmãs fundadoras foram recebidas com muito afeto pela sociedade parnaibana, que foi provedora de suas necessidades, cuidando para que não faltasse nada àquelas pioneiras educadoras. Nos seus escritos, elas afirmam que a acolhida foi “benévola e que a população demonstrou grande satisfação em recebê-las”. Essas irmãs marcaram a história do colégio e da Congregação por seus exemplos de generosidade, doação e espírito missionário.

 

1908

No dia 03 de fevereiro, com muita competência e dedicação das irmãs fundadoras, as portas do Educandário abriram-se para receber 60 alunas externas, que se uniram a outras de regime interno. Esse grupo maior foi o pioneiro de uma história de amor à educação em prol da infância e da juventude.

 

De 1908 a 1933
Durante esses 25 anos, que registram o início da história educativa do Colégio, em solo parnaibano, funcionou somente o curso primário, compreendido entre a 1ª e a 4ª série, correspondente hoje ao Ensino Fundamental I. Esse período foi marcado por muitas dificuldades devido à falta de estrutura do prédio e da cidade. Mas que, graças ao heroísmo das Irmãs, o Colégio se projetou como um farol a propagar a luz do saber.

1936
Parnaíba ganhava prodígio e se desenvolvia consideravelmente no campo intelectual e o colégio era protagonista na área educativa, por isso, expandiu sua atuação para o Curso Ginasial. E, dado o exemplo edificante das Irmãs e a formação partilhada por elas, surgiram, também, muitas vocações religiosas.

 

1944 a 1964
Mesmo com a mudança do cenário político e social, o colégio se mantinha firme nos propósitos do Evangelho, mas estava atento às necessidades que surgiram com o tempo e procurava se adequar, conforme as demandas da sociedade. Nesse contexto, foi aberto o Curso de Habilitação Básica em Saúde (curso que tanto contribuiu para a qualidade de vida dos parnaibanos e dos moradores das cidades circunvizinhas).

 

1985 a 1989

O Colégio se mantinha como referência da educação parnaibana; sua estrutura permitia uma educação inovadora, voltada para a pesquisa, arte, esporte e fé (dispunha de laboratório, biblioteca, auditório, quadras de esporte, piscina infantil, salas amplas e a capela); tudo colaborava para a oferta de uma educação integral e, neste período, instalou-se o 2º Grau não profissionalizante – iniciava uma modalidade de ensino voltada para os vestibulares.

 

1990 a 1996
Nesse período, a educação se remodelava e o 2º Grau passava a ter caráter estritamente voltado para a seleção dos vestibulares. E o colégio resolveu, então, extinguir o 2º Grau e investir, ainda mais, em formações para os educadores do 1º Grau.

 

1997
Quando o colégio completava 90 anos de fundação e depois de conhecer a nova realidade dos vestibulares, foi reimplantado o 2º Grau, com a nova nomenclatura de Ensino Médio.

 

2007
Festa centenária deste colégio que foi e continua sendo uma escola de vida para tantas gerações; uma escola que realizou sua missão educativa buscando a excelência no campo do conhecimento, na dimensão pessoal e social, sempre mantendo transparência dos valores humanos, éticos, na verdade do Evangelho. Para registrar os 100 anos do colégio, elaborou-se uma NOVA VERSÃO DA REVISTA RAIOS DE LUZ (clique para acessar) – com criação da logomarca alusiva ao centenário de fundação da escola.

2017
Ao completar 110 anos, o Colégio Nossa Senhora das Graças, em iniciativa pioneira, inaugurou o Infantário, atendendo as crianças a partir de 1 ano. Para isso, ofereceu aos parnaibanos uma instalação moderna, em um prédio exclusivamente projetado para a Educação Infantil. Toda essa nova estrutura une a qualidade do ensino, por meio de espaços lúdicos, com a tradição da fé e da cultura, que sustentam a sociedade e ajudam o seu desenvolvimento. Esse grande empreendimento visou atender as novas demandas da infância, como também, otimizar o tempo das famílias, com a idealização do “drive thru”, que mudou a configuração do trânsito local.

2019
Em meio às mudanças tecnológicas, foi necessário transformar o sistema que controla a entrada e a saída dos alunos. Em 2019, o colégio implantou catracas para registrar “por meio da impressão digital, a frequência dos alunos (sistema suspenso em 2020, devido à pandemia da Covid 19). Neste mesmo ano, foram inauguradas as instalações, com equipamentos modernos, em espaços amplos para realizar o atendimento às famílias ou visitantes. Além das salas dos setores financeiros, do secretariado, de direção, foi construída uma nova biblioteca com cabines individuais, espaços para estudo em grupo e pesquisas; além de salas, auditório e espaço multiuso.

2022
O Colégio Nossa Senhora das Graças celebra seus 115 anos vivenciando a alegria de conquistar 233 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (111 medalhas de ouro; 68 de prata; 64 de bronze). Esse resultado é fruto da disciplina, do estudo e do trabalho realizado na vida de cada criança e cada jovem. O colégio se mantém, ao longo dos anos, em destaque de 1º lugar no Enem (a nível municipal) e lidera, também, o ranking em Olimpíadas Municipais, Estaduais e Nacional. E para completar a alegria das crianças e jovens, nesses 115 anos foi ampliado o espaço esportivo com a quadra de beach tênis e com adaptações e melhorias nas quadras externas e no Ginásio de Esportes Savina Petrilli. Com tantas conquistas pessoais, com tantas melhorias físicas na estrutura desta escola, eleva-se a Deus hinos de louvor por essa pedagogia saviniana que o tempo comprovou a eficiência.