Para começar, na alegria de quem celebra 150 anos de história!

No ritmo entusiasta, com ânimo renovado, os Savieducadores do CNSG se prepararam, do dia 15 a 19/01, para o ano letivo de 2023. Por meio de formações, com temáticas variadas, a equipe de savieducadores agregou novos saberes e foi estimulada a desenvolver múltiplas competências no cotidiano escolar.

Esse encontro reuniu professores dos diferentes segmentos de ensino e contou com a participação de palestrantes, que compartilharam seus conhecimentos e deram direcionamentos com  dinamicidade para a aprendizagem estudantil.

No primeiro dia do ENESAV, os Savieducadores participaram de uma importante formação com a professora, mestra em Gestão Educacional e Psicopedagoga, Maria Margareth Rodrigues dos Santos. A professora abordou o tema: O processo de aprendizagem significativa na inclusão: metodologias e ações pedagógicas. Durante toda a manhã, os docentes trocaram experiências e enriqueceram os conhecimentos sobre tão relevante temática. À tarde, foram realizadas oficinas de elaboração e de adaptação de atividades nesta perspectiva de educação inclusiva.

Seguindo a programação do ENESAV, nos dias 17 e 18 de janeiro, a assessora pedagógica, Georgia Marques, trouxe uma valiosa reflexão sobre o processo de leitura e de escrita na perspectiva de gêneros textuais com base no tema: As interfaces da linguagem – a prática docente na condução assertiva da interpretação e produção de textos.

 Também merece destaque a contribuição da assessora Thâmara Uchoa, que abordou a prática da Produção de Textos no Ensino Fundamental I.

Para integrar e consolidar o espírito saviniano, houve um momento de formação humana-espiritual sob a condução do Padre Clodomiro de Sousa e Silva, que fez uma explanação acerca das bem- aventuranças. O encontro foi coroado com a celebração da Santa Missa.

Dando continuidade às formações, no dia 18/01( tarde), o professor Iran Pontes das Mercês proporcionou um momento reflexivo, com uma ” Oficina thinking para educação”; e no dia 19/01, a equipe contou com a participação do consultor pedagógico do LIV, Jeferson Florêncio.

Cada palestra trazia, além do conhecimento, o estímulo para o trabalho docente, o reconhecimento e valorização do professor e a necessidade de acolhimento ao aluno.

Esse evento marcou o início de um ano histórico para uma Congregação, que vive há 150 anos, dedicada à missão de anunciar o Amor.

Os comentários estão fechados