VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA

O VI Congresso Nacional de Educação Católica 2023, promovido pela Anec, aconteceu nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, em Salvador, na Bahia, e discutiu o tema: Transformar o presente, tecer o futuro: pactos e compromissos. O evento contou com a participação de mais de duas mil pessoas de todos os estados do Brasil.

O CNSG, representado pela atuante diretora, Irmã Graça Ferreira, acompanhada de uma equipe pedagógica, participou de forma intensa do congresso, que iniciou com uma belíssima Celebração Eucarística, seguida da conferência inaugural intitulada Educação Planetária para a construção da Pedagogia da Paz, tema que norteou todo o congresso. Pedagogia da paz, Fomento à Cultura, Novas Tecnologias e Metaverso na Educação, bem como discussões entre o Novo Humanismo à luz do Papa Francisco e o futuro da educação foram de grande relevância para a construção de novos conhecimentos e interação com a evolução das práticas educacionais modernas e a aplicação dos novos conhecimentos de forma efetiva.

O congresso também trouxe conferências sobre projetos sociais, dentre elas, a que foi conduzida por Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Ir. Dulce (OSID). Foi um momento de grande emoção para todos, além da história de Santa Dulce, os expectadores puderam conhecer a grande obra na Educação que transforma vidas, por meio de depoimentos dos “filhos” de Santa Dulce.

A equipe do CNSG também participou de momentos culturais, conheceram a história da cidade, pontos turísticos de grande importância histórica, literária e cultural.

Para encerrar este momento de grande importância educacional e espiritual, as equipes da Rede Saviniana, representada pela Diretora da rede Ir. Amparo Machado, pela Provincial, Irmã Lúcia Araújo, por várias Irmãs Diretoras e savieducadoras dos estados do Piauí, Pará e Paraíba se reuniram no Santuário Irmã Dulce dos Pobres e assistiram à celebração da missa, momento de grande emoção para todos: as Irmãs foram homenageadas durante a celebração ao tempo em que também prestaram homenagem em forma de agradecimento por tão rico momento.

O congresso foi bastante proveitoso, tanto no que diz respeito ao conhecimento adquirido, como nas trocas de experiências entre educadores católicos, desafios, práticas e construção de estratégias. A equipe trouxe novos conhecimentos para compartilhar e grandes memórias de uma belíssima experiência de São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Os comentários estão fechados